O projeto aborda a importância do empreendedorismo e sistema monetário brasileiro, de forma que proporcione aos estudantes a vivência de experiências práticas que permitam ampliar a compreensão de conteúdos matemáticos, entre eles, podemos citar: criatividade, pensamentos a curto e longo prazo, descontos, acréscimos, porcentagem, equivalência de valores, realizando a troca de moedas por cédulas e vice-versa. Desenvolvendo dessa forma o raciocínio criativo e lógico matemático, resolução de problemas do cotidiano e reconhecimento do importante papel que a matemática exerce sobre a realidade social, política, cultural e econômica.
Dentro deste contexto, podemos ainda consolidar no estudante uma consciência financeira, de modo que possa diferenciar o desejo da necessidade, sendo essa diferenciação um dos grandes pilares da educação financeira.
Este projeto teve seu início em junho de 2023, onde começaram o planejamento de um banco, criando sua própria moeda que se chama “Calhau” e todos os setores de um banco real. Algumas normas foram estabelecidas para a obtenção da moeda, incentivando a participação em projetos, médias bimestrais superiores a 20, excelência em provas, inscrição para ENEM, PISM e OBMEP; e vários outros critérios que faziam o aluno acumular “Calhaus” e nesta perspectiva o aluno tinha como investir seu dinheiro em várias formas como: Dólar, Euro, poupança, CDB, e investimento de risco na prova de matemática. Atrasos e comportamentos indisciplinares resultavam em multas, que eram gerenciadas pelo banco. A partir desta montagem, pensamos que os alunos teriam que gastar os recursos adquiridos. Desta forma, entramos em contato com os professores de introdução ao mundo do trabalho e outras disciplinas para que eles nos ajudassem a montar empresas que vendiam as mercadorias aos alunos.
A escola forneceu mercadorias como livros, artigos de papelaria, tecnologia, roupas e outros com o dinheiro do prêmio da escola transformação e o resto conseguimos patrocínio no comércio, principalmente nas áreas de serviços, como: aparelho dentário, limpeza dentária, consultas, manicure, cabeleireiro, academia, etc.
Foi montado também uma praça de alimentação na qual cinco empresas de lanches, sendo a matéria-prima fornecida pela escola e os alunos juntamente com a colaboração de pais e professores responsáveis pelas empresas fizeram a confecção das mercadorias. Algumas empresas realizaram pesquisas e interesse dos alunos na escola, apresentando ao diretor as necessidades dos mesmos. A escola adquiriu os produtos e cada empresa arranjou os documentos necessários para a formação desta, realizou seu marketing, calculou os custos e colocou o preço nos produtos, inserindo um lucro razoável em “Calhaus”.
Por meio deste projeto, os alunos aprenderam a investir dinheiro, calcular custos e lucros, compreender o funcionamento do mercado financeiro ao colaborarem com as empresas para determinar os valores dos produtos e serviços oferecidos por elas.
Além disso o projeto corrobora com a sociedade revertendo o patrocinio do comércio em conhecimentos dos quais com certeza serão aplicados na vida e no trabalho que poderão ser escolhidos em um futuro próximo.