Dionísio Luiz & José Augusto
Alunos do 3º ano Ensino MédioNos anos de 1960, o Senhor Joaquim de Abreu era Prefeito em Ipanema. Naquela época, o Grupo Escolar Nilo Morais Pinheiro, se encontrava em péssimas condições de funcionamento. Além de grande número de alunos, o prédio estava em ruínas. O Prefeito Joaquim de Abreu providenciou uma verba por meio do Deputado Álvaro Sales, para inicializar a construção do Grupo Escolar Coronel Calhau, autorizando a construção do novo prédio em um terreno da prefeitura.
Então no ano de 1961 a escola foi legalmente criada pelo decreto nº 6.175, de 25 de janeiro de 1961.
O Grupo Escolar Coronel Calhau foi instalado junto ao Prédio do Grupo Escolar Nilo de Morais Pinheiro, no dia 13 novembro de 1963, porque ainda não haviam sido terminadas as obras do novo edifício para o Grupo Escolar. No dia 17 de outubro de 1970 foi inaugurada e passou a funcionar em predio próprio.
O Grupo Escolar Coronel Calhau funcionou até 13 de março de 1979 com as classes de 1ª a 4ª série primárias, pois o Governador do Estado de Minas Gerais em 3 de março de 1979, criou a extensão de séries em Ipanema. Nesta época existia o Ginásio Ipanemense com as séries de 1ª a 4ª e também no Colégio Imaculada Conceição tinha esse segmento, que passou para o Grupo Escolar Coronel Calhau. Então, nesta época, o primeiro grau de Ipanema passou integralmente parao Grupo Escolar Coronel Calhau. O Ginásio Ipanemense fechou. Ficando o segundo grau no famoso e tradicional Colégio Imaculada Conceição, onde funcionava a Escola Técnica de Contabilidade, a Escola Normal (Magistério).
Em 1985, uma grande mulher, de grande cultura, chamada MARIA CECÍLIA DE MOURA FREITAS, vendo que os alunos de baixa renda não conseguiam usufruir das vagas ofertadas pela instituição de ensino privado; Ipanema não podia ter o segundo grau, por questões financeiras que impediam de pagar as mensalidades das intituições particulares. Um penoso trabalho, juntamente aos professores e alguns colaboradores, conseguiu organizar o segundo grau em Ipanema, que se tornou gratuito na Escola Estadual Imaculada Conceição, adquirido da Diocese de Caratinga, por um grupo de 70 pessoas, que doaram bolsas de estudos para cidadãos partidários, o que desagradou Maria Cecília de Moura. Em 29 de Março de 1985, houve uma grande vitória na educação de Ipanema, Maria Cecília passou o segundo grau para a Escola Estadual Coronel Calhau e, isso permitiu que muitas profissionais do lar obtivessem o Curso de Magistério.
Lista das diretoras e diretores:
1. Alice Calháu Gouveia
2. Delfina Calháu de Faria
3. Anna Paes Dias
4. Maria Cecília de Moura Freitas
5. Maria das Dores de Novaes e Rosa
6. Alcina Peixoto de Almeida
7. Beatriz Rosa de Novaes Vasconcelos
8. Heloísa Luzia Lopes Hermsdorff
9. Maria Tereza …
10. Gercílio Alves de Souza
11. Naíme Mansur Marcial
Fonte: Arquivos da escola
Conheça a história do Coronel João do Calhau